Sobre a Aepesp

HISTÓRIA

Fundação

A existência da AEPESP remonta desde 1954. Por diversas falhas pontuais à época, a AEPESP fundiu-se à Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo, entregando todo seu patrimônio àquela entidade, estimado à época em CR$ 120.000,00. (cento e vinte mil cruzeiros);

Verifica-se em sua história, duas tentativas de ressurgir mediante assembléias realizadas na magnífica Biblioteca Municipal “Mario de Andrade” e na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, então no Edifício CBI, na rua Formosa que resultaram, infelizmente, infrutíferas.

Com um movimento em Santos e na Capital, de colegas descontentes com a extinção da entidade, encabeçados por colegas abnegados e movidos pelo sentimento de união e representatividade na carreira do escrivanato, fundaram a Associação dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo, em 05 de outubro de 1961, no auditório da Radio Clube de Santos, onde o Escrivão de Polícia, jornalista e radialista Sr. Aldo José dos Santos, que mantinha um dos programas mais importantes da rádio brasileira, o “Movimento Policial”, a Associação renasceu com todo vigor. Sr. Aldo ficou para todo o sempre conhecido como o Fundador da AEPESP.

 Em seus primeiros anos, a AEPESP mudou da Baixada Santista para a Capital, com a renúncia de toda sua Diretoria. Na Capital, a entidade chegou após inesquecível assembléia geral, realizada na Biblioteca do então Departamento de Investigações e na mesma ocasião, foi eleita a nova diretora, na Capital.

Endereços estabelecidos

As dificuldades encontradas foram imensas, ressaltando as mudanças de que fizeram parte da entidade. Do Departamento de Investigações – D.I., para as grandes galerias, na Av. São João. Depis para a mesma Av. São João, esquina com a Rua dos TImbiras. Dali a entidade foi para a Al. Barão de Limeira, 14- 3º andar, de onde mudou-se para a Av. Casper Líbero 502 – 3º andar. Dali, saiu para a Rua Dom José de Barros, esquina com a Rua 24 de maio, onde permaneceu por pouco tempo, retornando para mais próximo do Palácio da Polícia, na Rua Brigadeiro Tobias, 613 – 1º andar, conjuntos 4/6 e , no ano de   , finalmente mudou-se para a Av. Cásper Libero, 502 – 10º andar, com sua sede própria.

Diretoria e Fundadores

Passaram pela presidência da AEPESP, pela ordem, os seguintes colegas: Augusto Ribeiro Pacheco; José Cintra Cavalcante e Fernando Miranda Vilhena, mais tarde Delegados de Polícia; José Benedicto Sampaio Alves, Calixto Calil, Itacil Pereira de Oliveira, Gustavo Zieglitz de Castro Neves, Jarim Lopes Roseira, Angelino de Oliveira Júnior, Antônio Soares Netto, José Vieira da Silva Júnior, Oscar de Miranda, Horácio Garcia de Oliveira e Renato Del Moura, atual presidente.

Objetivos e concretizações

Em toda sua existência, a AEPESP participou de todas as lutas pela melhoria de vencimentos, condições de trabalho, promoção, seleção, formação e aperfeiçoamento dos Escrivães.
Esteve presente em todos os eventos estaduais e nacionais, sempre ocupando posição privilegiada graças as suas lutas e como não haveria de ser, também colecionou derrotas. Realizou várias assembléias gerais de sócios em todos os quadrantes do Estado e desde 1994 vem realizando Encontros Anuais de Escrivães de Polícia,, num total de oito, três deles no interior: Marília, Catanduva e Paulínia. Neles foram discutidos: 1) Valorização do Escrivanato; 2) O Escrivão na estrutura da Polícia Judiciária; 3) Código de Ética do Escrivão de Polícia; 4) Atribuição de função do Escrivão de Polícia; 5) Polícia Civil, Escrivão de Polícia e Cidadania; 6) Inquérito Policial, Novos Rumos; 7) Polícia Única e Civil e 8) Aposentadoria Especial e Nível Superior.

Benefícios

Temos convênio com algumas Universidades, escolas e Faculdades, com descontos vantajosos para nossos associados.

Em nossa sede própria, mantemos o atendimento ao associado e seus dependentes, para o consultório dentário.

Planejado desde a assunção da atual diretoria, já contamos com atendimento psicológico ao associado em nossa sede, principalmente por verificarmos o quão assustadoras estão as demandas no campo pessoal de nossos associados. Dois profissionais da área atenderam o associado em horários devidamente agendados.
Os associados do interior também contarão com o atendimento que pode ser feito tanto pessoalmente como virtualmente.

Mantemos convênios com empresas diversas, principalmente para compras online, plano de saúde, seguro de vida, colônia de férias com a SINTHORESP e já findando os acordos para parceria com a AFPCESP.

Além dos Mandados de Segurança conquistados nos últimos anos, a AEPESP mantém um corpo jurídico especializado para atender o associado em seus direitos tanto previdenciário como administrativo. O Departamento Jurídico constantemente está em nossa sede, em plantões determinados pela Presidência, bem como conta com advogado para o trato administrativo toda quinta feira.

Ressaltamos que todo associado deve manter seus dados atualizados na AEPESP, a fim de continuar a receber todas as informações pelo nosso Jornal dos Escrivães e outras publicações e brindes disponibilizados pela entidade.

Unidos, escrivães, estaremos mais fortes!