Dia de Tiradentes / Dia da Polícia

Joaquim José Xavier da Silva – Tiradentes –
Acervo do Museu Paulista da USP – Dominio Público

Desde 1965,  21 de abril é dedicado à celebração do Dia de Tiradentes, como foi imortalizado o alferes (militar) e dentista Joaquim José Xavier da Silva, herói nacional e Patrono da Nação Brasileira e da Polícia Militar. Relembremos que, por tanta importância, sempre é tempo de retomar a história, especialmente para instituições que se inspiraram nos mesmos princípios, como a Fundação Tiradentes.

Quem foi Tiradentes?

“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos participantes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então Capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes. Além de dentista, Tiradentes também tentou a sorte como tropeiro (condutor de tropas de animais, transportadoras de mercadorias), minerador e mascate (mercador ambulante), mas fracassou em todas. A única profissão que lhe rendeu estabilidade foi o posto de alferes – patente abaixo da de tenente – da cavalaria de Dragões Reais de Minas, a força militar atuante na Capitania de Minas Geras e subordinada à Coroa Portuguesa

Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, da qual Tiradentes fez parte, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Nesse cenário de luta, destacamos a figura do policial militar, que não se intimida diante dos desafios diários por uma vida melhor. Por esse espírito de garra e por sua semelhança com os guerreiros da segurança pública, Tiradentes foi escolhido como patrono dos PMs e dá nome a esta instituição.

Seu exemplo serve de inspiração para a missão diária dos policiais militares, que para nós são os novos heróis da contemporaneidade, no cumprimento de superar obstáculos existentes para proteger e amparar a sociedade.

Fonte: texto extraído da Fundação Tiradentes

3 comments

Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my
website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
good gains. If you know of any please share. Appreciate it!
You can read similar text here: GSA Verified List

What i don’t realize is in fact how you’re
not actually much more neatly-appreciated than you may be now.
You are very intelligent. You already know thus significantly with regards to this
subject, produced me individually believe it from numerous numerous angles.
Its like men and women aren’t fascinated except it’s one
thing to accomplish with Girl gaga! Your own stuffs great.
At all times deal with it up!

My web site … vpn special code

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.